Electrónica Olfer
Catalogo | Empresa | Produtos | Novidades | Artículos | Contacto  
Phone
Madrid
Barcelona
Levante
Norte
Portugal
+ 34 91 484 08 50 + 34 93 274 90 82 +34 661 882 441 +34 672 062 292 + 351 234 198 052
Phone
info@olfer.com bcnolfer@olfer.com levante@olfer.com norte@olfer.com portugal@olfer.com
OLFER
 
PRODUCTS
 
 
Buscar Procurar
F. alimentaçao/Conversor
Fontes LED
 
Produto Destacado

PS2N Series e COB Light Engine Series
Modelos  led de PROLIGHT a preço imbatível. Pergunte-nos.

 
 
 

TENDÊNCIAS NAS FONTES DE ALIMENTAÇÃO. DIGITAL TECHNOLOGY: QS40/QT40
Há 17 anos que estou integrado no mercado das fontes de alimentação comutadas e a nossa empresa, embora já tenha 37 anos de antiguidade, lida com este setor há, aproximadamente, 29 anos. Quando olho para trás e observo as mudanças que houve nas fontes de alimentação, não me parece que tenhamos dado passos muito grandes. É evidente que os produtos se tornaram mais eficientes e mais pequenos, substituímos os componentes de fabrico para cumprir as normas ROHS e REACH sobre substâncias contaminantes e melhoraram-se alguns produtos para o mercado retalhista ao nível de consumo em vazio e eficiência ErP, ampliou-se a oferta em marcas, potências, saídas, mas, em muitos casos, o que se vê no mercado é bastante parecido com o que havia 20 anos atrás.

Se pensarmos no aspeto mais importante de uma fonte de alimentação, a primeira coisa que me ocorre é a eficiência. Esta determina o calor que será gerado no nosso sistema, que afeta a fiabilidade não só da fonte de alimentação, como também de todos os elementos contíguos, e influencia também o consumo de energia que, atualmente, é da maior importância para evitar custos desnecessários para o cliente final e, também, para poder conseguir emissões de CO2 para a atmosfera mais reduzidas.

Em muitos casos, os fabricantes indicam a eficiência nas melhores condições, que costumam estar próximas dos 100% do nível de carga, mas não correspondem às condições de trabalho normais. Poucos fabricantes estão realmente consciencializados da necessidade de fazer produtos verdadeiramente eficientes nas aplicações reais ou seja, em todo o intervalo de potência de saída.

Naturalmente que isto não é tudo: existem muitos outros aspetos das fontes de alimentação a considerar; é óbvio que a fiabilidade é uma das facetas mais importantes, mas não é determinada apenas pela eficiência, visto depender da seleção dos componentes, do desenho e, muito importante também, do processo de fabricação. Por ser um mercado emergente, nos últimos anos apareceram no ramo muitas marcas com clones dos produtos mais conhecidos, muitas vezes indicando nas fichas de dados características semelhantes às existentes. Na maioria dos casos, os clientes não verificam a informação da ficha de dados por falta de tempo ou de meios, pelo que, frequentemente, os produtos são vendidos de forma enganosa. Quase mais importante do que isso é levar em consideração o know how do processo de fabricação e de desenho. A parcela mais significativa nos custos de uma fonte de alimentação são os componentes, mas também os controlos de qualidade. Verificar todos os produtos fabricados em câmaras de queima sob diferentes condições de trabalho (tensão, frequência de entrada e nível de carga e temperatura), realizar os controlos de qualidade das centenas de componentes que integram uma fonte de alimentação, comprovar diferentes parâmetros elétricos no processo de fabricação constituem, de longe, o maior custo das fontes. Nós trabalhamos unicamente com fabricantes de prestígio reconhecido e líderes em tecnologia e volume. Além disso, a maioria dos nossos fabricantes são empresas privadas cuja principal ambição é ser o número um no mercado, pelo que podem permitir-se trabalhar com pequenas margens. Quando começamos a ver novos concorrentes no mercado com produtos teoricamente semelhantes e preços, por vezes, muito inferiores aos nossos, ficamos alerta. Com o passar do tempo, compreendemos que não há almoços grátis e que, evidentemente, há aqui algum truque, dado que os clientes que tinham apostado nestas novas opções acabaram por, pouco depois, voltar a sofrer os problemas de qualidade, serviço e fiabilidade dos nossos concorrentes. Para mais, basta pensarmos que muitas marcas não são realmente fabricantes, limitando-se a reetiquetar, o que implica mais uma margem adicional e menos controlo no processo de produção.

Além disso, também devemos ter em consideração a continuidade do produto no mercado. Há marcas que, nos últimos 10 anos, modificaram a gama de produtos 7 vezes e os produtos anteriores já não são comercializados, o que, para o cliente, implica novos custos de certificação e validação do produto e, por isso, creio que é, também, muito importante tratar diretamente com fabricantes reais e não com reetiquetadores.
Nesta ocasião, em concreto, queremos destacar especialmente a nossa representada PULS GmbH. Esta companhia alemã, cujo dono e chefe de I+D é o Sr. Bernhard Erdl, fabrica fontes de alimentação comutadas em calha DIN desde 1978 e continua a ser, ainda hoje, o indiscutível líder tecnológico neste setor. A empresa sempre definiu os padrões do mercado, ao ponto de a forma arredondada da parte frontal das suas fontes de alimentação, que é unicamente um elemento estético, ter sido copiada pela maioria dos concorrentes. A título de exemplo dos poucos progressos realizados pelos nossos concorrentes, queremos assinalar o produto QT20.241, modelo trifásico de 24 VDC e 20 amperes, que em 2005 foi lançado no mercado com uma largura de apenas 60 mm, em contraste com os produtos dos concorrentes imediatos com uma largura de 160 mm. Atualmente, até ao dia de hoje, quase 7 anos depois, nenhum concorrente inventou um produto tão compacto nem conseguiu igualar a nossa eficiência de 95% ou a nossa vida útil esperada superior a 8 anos e MTBF de mais de um milhão de horas. Estas características, juntamente com a produção sob os máximos controlos de qualidade, incluindo inspeção ótica mediante visão artificial, nas duas fábricas de fontes de alimentação mais modernas do mundo, convertem este produto no mais fiável e eficiente do mercado.
Fabrica en China Fabrica en República Checa
Fábrica na China
Fábrica na República Checa
Por outro lado, continuamos a implementar melhoramentos substanciais nos nossos produtos, podendo destacar os nossos modelos QS40 e QT40. Estes equipamentos de 960 W em monofásico e trifásico têm 3 microprocessadores internos que controlam as principais funções da fonte de alimentação, desde a frequência de comutação à regulação de saída. Desta forma, reduzimos o número de componentes em até 60%, aumentando a fiabilidade do produto. Compete-nos destacar a proteção contra transitórios, fusíveis incorporados e a possibilidade de suportar picos de 50% (até 1.440 W) durante 4 segundos, assim como a eficiência de até 95,3%.

Aproveitando os microprocessadores, implantou-se nestas unidades um sistema de armazenamento de estados e ocorrências. Podemos saber o número de horas que estiveram em funcionamento, o tempo de vida esperado restante do produto calculado com base nas horas de serviço e a temperatura registada internamente no mesmo nos componentes sensíveis à temperatura, as 50 temperaturas internas máximas registadas, os 50 valores máximos de tensão de entrada de rede registados, o número de série e versão de firmware, falhas e proteções ativadas registadas, o número de transitórios de entrada suportados e o número de desligamentos por temperatura excessiva.

Toda esta informação é muito valiosa para o serviço técnico e para poder avaliar o funcionamento real e fiabilidade do equipamento, mas também pode ser de muito útil para os utilizadores finais. Muitas vezes, quando um equipamento falha, é muito difícil determinar o motivo exato para a avaria. Foi um componente defeituoso ou condições de trabalho desadequadas? Com este sistema de datalogger interno, podemos ajudar a averiguar o motivo da fallha e, desta forma, implementar meios para a evitar futuramente.

QS40.244
QS40.244
Embora, como comentava no início, as mudanças no mercado das fontes de alimentação, aparentemente, não tenham sido muito grandes nos últimos anos, pela nossa parte, continuamos a introduzir no mercado novidades e novas prestações que marcam tendências e que, com o tempo, contribuirão para obter produtos mais eficientes, ecológicos, amigáveis para o utilizador e seguros. Entre algumas das novidades que lançaremos brevemente conta-se uma fonte monofásica de 960 W com intervalo de entrada completo com retificação da tensão de entrada sem ponte retificadora (bridgeless rectification). A retificação realiza-se através de transístores, conseguindo assim uma maior eficiência.
Esperemos que outros possam também trazer novidades e melhoramentos reais para o produto, no intuito de oferecer ao mercado melhores fontes de alimentação que nos ajudem a preservar o meio ambiente, a facilitar aos utilizadores a paralelização e a redundância e a melhorar em geral a fiabilidade dos produtos.

Para qualquer consulta, não hesite em contactar a ELECTRONICA OLFER.

Voltar



Catalogo Empresa Produtos Novidades Artículos Técnicos Politíca Privacidade Contacto

 
Madrid:
Tlf:+34 914840850
Fax:+34 914840851
info@olfer.com
Barcelona:
Tlf:+34 932749082
Fax: +34 932749345
bcnolfer@olfer.com
Levante:
Tlf: +34 661882441
Fax: +34 901707511
levante@olfer.com
Norte:
Tlf: +34 672062292
Fax: +34 910015888
norte@olfer.com
Portugal:
Tlf: 351 234198052
Fax: 351 234198053
portugal@olfer.com