Electrónica Olfer
Home | Empresa | Produtos | Novidades | Artigos | Contacto  
SAI's
 
PRODUTOS  
 
 
Procurar Procurar
Fontes alimentaçao / Conversores
Download Download Center
 
Rep Representados

   
O que necessito de saber sobre os Sistemas de Alimentação Ininterrupta?

O PROBLEMA E AS SOLUÇÕES

Os sistemas electrónicos e de informação são necessários para a nossa vida quotidiana. Cada vez mais processos em nosso redor são controlados electronicamente e a informação é necessária para o nosso trabalho diário.

As companhias de electricidade têm uma exigência crescente de energia e não podem assegurar-nos a qualidade nem o fornecimento constante da mesma. Daí resultam, em média, 280 micro-cortes por dia, variações na tensão e cortes de fornecimento gerando possíveis avarias nos equipamentos conectados ou paragens na produção. Portanto, se estamos a falar de qualquer sistema ou produto electrónico que desempenhe um papel importante na nossa vida, devemos protegê-lo. Quer se trate de um elevador para nos assegurarmos de que não ficaremos parados entre dois andares ou para garantir que não perderemos o trabalho de um dia inteiro ou de uma semana realizado no nosso computador.

As UPS (sistemas de alimentação ininterrupta) são sistemas que acumulam energia e vigiam a tensão fornecida. Consistem, basicamente, numa bateria que armazena energia, um carregador para carregar a bateria e um inversor para converter a energia contínua acumulada em energia alterna, para além dos diferentes filtros que possam incluir. Consoante a tecnologia utilizada, o produto adaptar-se-á melhor às nossas necessidades e podemos encontrar várias soluções para diferentes aplicações.

   
  • Tecnologia online: Estes sistemas alimentam as cargas conectadas sempre a partir da energia acumulada na bateria. Na presença de rede eléctrica, carregam a bateria ao mesmo tempo que alimentam as cargas conectadas a partir da mesma. Em caso de ausência de rede, não efectuam carga e continuam a alimentar o equipamento a partir da bateria. Não existe tempo de corte e, portanto, são mais fiáveis que os equipamentos de tecnologia interactiva. Habitualmente, oferecem sempre um sinal de saída de forma senoidal. Além disso, a tensão de saída oferecida costuma ser mais precisa. Costumam utilizar-se em servidores, instalações completas e máquinas de grande consumo ou críticas.
 
  • Tecnologia Interactiva: Estes sistemas utilizam normalmente a própria corrente eléctrica para a fornecer ao equipamento ligado à UPS. Quando detectam uma anomalia no fluxo eléctrico, passam a gerar eles próprios a energia fornecida a partir da bateria.
    A principal característica é que existe um pequeno período em que o sistema se encontra sem abastecimento eléctrico. Este momento chama-se, normalmente, tempo de corte. Costuma ter uma grandeza de poucos milissegundos e a maioria dos sistemas informáticos e electrónicos não é afectada por este corte, já que costuma ter uma pequena energia acumulada (tempo de manutenção sem tensão de entrada ou hold-up time).
    Dentro desta tecnologia também podemos encontrar diferenças em função do tipo de onda de saída gerada.
    Assim, temos equipamentos com onda de saída senoidal pura ou modificada. Os equipamentos com onda senoidal modificada geram uma onda trapezoidal. A maioria dos equipamentos electrónicos aceitam este tipo de sinal. No entanto, alguns equipamentos como osciloscópios, analisadores, etc. podem requerer uma onda senoidal pura. Além disso, estes equipamentos têm um pequeno sistema de filtragem do sinal de entrada. Utiliza-se principalmente em computadores pessoais e pequenas máquinas.
 
 
Início Empresa Produtos Novedades Artículos Técnicos Contacto

 
Madrid:
Tlf:+34 914840850
Fax:+34 914840851
info@olfer.com
Barcelona:
Tlf:+34 932749082
Fax: +34 932749345
bcnolfer@olfer.com
Levante:
Tlf: +34 661882441
Fax: +34 901707511
levante@olfer.com
Norte:
Tlf: +34 672062292
Fax: +34 910015888
norte@olfer.com
Portugal:
Tlf: 351 234198052
Fax: 351 234198053
portugal@olfer.com