Aplicações do Modbus RTU e do Modbus TCP/IP no controlo do fornecimento de energia
![]() |
![]() |
Autor: Gabriel Lee, Centro de Serviço Técnico da MEAN WELL
Tradução: Departamento de Marketing da Electrónica OLFER
O protocolo de comunicação Modbus é um dos mais utilizados no mundo para a automatização industrial. Existem diversas variantes, como os protocolos Modbus RTU e Modbus TCP/IP, entre outras. Há diferenças significativas entre o Modbus RTU e o Modbus TCP/IP relativamente a requisitos de hardware, velocidade de dados, métodos de acesso e cenários de aplicação.
No caso da MEAN WELL, o protocolo Modbus RTU é utilizado para a comunicação entre as fontes de alimentação, enquanto que o Modbus TCP/IP é utilizado para a transferência de dados entre estas e o equipamento final, funcionando como um intérprete que traduz um protocolo para outro, normalmente conhecido como porta de ligação. A seguinte tabela descreve as diferenças principais entre o Modbus RTU e o Modbus TCP/IP da MEAN WELL:
Todos os controladores inteligentes da MEAN WELL, incluindo os modelos CMU2C e CMU2E, utilizam o Modbus TCP/IP como interface de comunicação externa, permitindo que os clientes se concentrem na integração dos seus sistemas sem necessidade de investir tempo a compreender os detalhes do controlo das fontes de alimentação.
A tabela seguinte especifica os modelos que suportam o Modbus RTU e o Modbus TCP/IP:
Todos estes modelos fazem parte do amplo catálogo da Electrónica OLFER e são distribuídos em Espanha e em Portugal.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |