CBU-DA-1P: A versatilidade dos perfis Casambi
![]() |
![]() |
Autor: Adrián Garcés, Engenheiro de I+D da Electrónica OLFER
O inovador CBU-DA-1P é um dispositivo Casambi lançado recentemente pela Electrónica OLFER que permite controlar até 50 drivers DALI, dado que integra uma fonte de alimentação para o barramento DALI com uma corrente garantida de 100 mA. Permite, além disso, atribuir estes drivers a até 8 grupos DALI sem necessidade de utilizar ferramentas externas para poder controlar a iluminação dividida em até 8 zonas de forma independente. Dispõe também de uma entrada de botão para controlar dispositivos Casambi e terminais de rede duplicados (AC loop), para facilitar a sua integração em qualquer luminária.
Uma vez referidas as suas características principais, o presente artigo irá concentrar-se num dos aspetos mais diferenciadores deste produto e que o converte no dispositivo mais versátil: a disponibilidade de até quase 100 perfis Casambi diferentes, que oferecem uma grande variedade de modos de controlo para que este produto possa ser utilizado praticamente em qualquer situação.
Para poder carregar o perfil desejado, nada mais é necessário do que ligar o CBU-DA-1P ainda não associado e abrir a aplicação Casambi para aceder a "Mais -> Dispositivos próximos -> Premir no ícone do dispositivo em causa -> Alterar Perfil". Em seguida, explicam-se os modos de controle de alguns dos perfis mais relevantes que estão disponíveis para este produto.
PERFIS CBU-DA-1P
“DALI Broadcast”
Efetuam um controlo simultâneo de todos os drivers DALI conectados.
“DALI Broadcast + External”
Efetuam um controlo simultâneo de todos os drivers DALI conectados. Além disso, permitem a ligação de sensores de luminosidade/presença DALI-2, bem como módulos de botões DALI-2 de forma que apareçam na app como se fossem sensores ou botões Casambi (até 8 botões, no máximo).
“DALI 1xDIM SA” … ”DALI 8xDIM SA”
Permitem um controlo independente de até 8 drivers DALI ligados. O endereçamento DALI efetua-se automaticamente e, na interface de utilizador da app, aparece o mesmo número de sliders que de drivers que o perfil selecionado consegue controlar (1 - 8 drivers).
“DALI (1xGroup)” … ”DALI (8xGroup)”
Permitem o controlo por zonas de até 50 drivers conectados e divididos em até 8 grupos DALI. Os drivers podem ser atribuídos aos grupos DALI diretamente na app Casambi sem ser necessário utilizar qualquer programador DALI ou ferramenta externa. Na interface de utilizador da app, será exibido o mesmo número de sliders que de grupos DALI que o perfil selecionado pode controlar (1 - 8 grupos).

Figura 1. Esquema de ligações (esquerda) e interface de controlo (direita) do perfil "DALI (8xGroup)".
“DALI DT6 TW”
Permitem ligar dois endereços DALI diferentes (A0 - quente e A1 - frio), para realizar o controlo da temperatura independentemente da regulação de potência da luminária.
“DALI DT6 Dim to Warm”
Permitem ligar dois endereços DALI diferentes (A0 - quente e A1 - frio), para realizar o controlo da temperatura dependendo da regulação de potência da luminária. A luz será mais quente nos níveis de regulação baixos, ao passo que será mais fria a níveis altos.
“DALI DT6 RGB”
Permitem ligar três endereços DALI diferentes (A0 - vermelho, A1 - verde e A2 - azul), para realizar o controlo de cor RGB.
“DALI DT6 RGBW”
Permitem ligar quatro endereços DALI diferentes (A0 - vermelho, A1 - verde, A2 - azul e A3 - branco), para realizar o controlo de cor RGBW. O canal do branco dispõe de um slider dedicado na app.
“DALI DT6 RGB/W”
Permitem ligar quatro endereços DALI diferentes (A0 - vermelho, A1 - verde, A2 - azul e A3 - branco), para realizar o controlo de cor RGBW. Na app, aparecerá um slider para controlar a proporção entre o canal branco e o mix RGB.
“DALI DT8 TW Broadcast”
Efetuam um controlo simultâneo de todos os drivers DALI DT8 (Tc) conectados. Permitem o controlo da potência e temperatura da cor das luminárias por meio de sliders independentes. Existem diversos intervalos de temperatura de cor disponíveis, para que o perfil possa adaptar-se aos módulos LED utilizados.
“DALI DT8 TW (2xSA)”
Permitem um controlo independente de até 2 drivers DALI DT8 (Tc) ligados. O endereçamento DALI realiza-se automaticamente e, na interface de utilizador da app, aparecerão dois sliders para controlar a potência e outros dois sliders para controlar a temperatura de cor de cada endereço.
“DALI DT8 TW (3xSA)”
Permitem um controlo independente de até 3 drivers DALI DT8 (Tc) ligados. O endereçamento DALI realiza-se automaticamente e, na interface de utilizador da app, aparecerão três sliders para controlar a potência de cada luminária e outro slider adicional para controlar a temperatura de cor conjuntamente.
“DALI DT8 TW (2xGroup)”
Permitem um controlo independente de até 2 grupos de drivers DALI DT8 (Tc) ligados. Os drivers podem ser atribuídos aos grupos DALI diretamente na app Casambi sem ser necessário utilizar qualquer programador DALI ou ferramenta externa. Na interface de utilizador da app, aparecerão dois sliders para controlar a potência e outros dois sliders para controlar a temperatura de cor de cada grupo.
“DALI DT8 TW (3xGroup)”
Permitem um controlo independente de até 3 grupos de drivers DALI DT8 (Tc) ligados. Os drivers podem ser atribuídos aos grupos DALI diretamente na app Casambi sem ser necessário utilizar qualquer programador DALI ou ferramenta externa. Na interface de utilizador da app, aparecerão três sliders para controlar a potência de cada grupo e outro slider adicional para controlar a temperatura de cor conjuntamente.
“DALI DT8 Dim to Warm”
Permitem ligar drivers DALI DT8 (Tc), para realizar o controlo da temperatura dependendo da regulação de potência da luminária. A luz será mais quente nos níveis de regulação baixos, ao passo que será mais fria a níveis altos.

Figura 2. Exemplo de aplicação dos perfis Dim to Warm. À medida que a potência das luminárias é reduzida, a temperatura de cor torna-se mais quente. Com o perfil "DALI DT8 Dim to Warm", é possível controlar até 50 drivers.
“DALI DT8 RGB”
Permitem ligar drivers DALI DT8 (RGB) para efetuar o controlo de cor RGB.
“DALI DT8 RGBW”
Permitem ligar drivers DALI DT8 (RGBW) para efetuar o controlo de cor RGBW. O canal do branco dispõe de um slider dedicado na app.
“DALI DT8 RGB/W”
Permitem ligar drivers DALI DT8 (RGBW) para efetuar o controlo de cor RGBW. Na app, aparecerá um slider para controlar a proporção entre o canal branco e o mix RGB.
“DALI DT8 RGB/TW”
Permitem ligar drivers DALI DT8 (RGB/Tc) para efetuar o controlo de cor RGB e da temperatura de cor.
“DALI DT8 RGBW/TW”
Permitem ligar drivers DALI DT8 (RGBW/Tc) para efetuar o controlo de cor RGBW e da temperatura de cor.
“DALI DT8 XY”
Permitem ligar drivers DALI DT8 (XY) para efetuar o controlo de cor RGB mediante coordenadas XY.
“DALI DT8 XY/TW”
Permitem ligar drivers DALI DT8 (XY/Tc) para efetuar o controlo de cor RGB mediante coordenadas XY e temperatura de cor.
“DALI Gateway”
Permite que o dispositivo atue como gateway entre uma linha DALI ligada por cabo e uma rede Casambi sem fios.
“DALI Push Button“
Permitem a ligação de sensores de módulos de botões DALI-2 de forma que apareçam na app como se fossem botões Casambi (até 8 botões, no máximo).
“Push Button“
Permitem a ligação de até 2 botões NA, para atuar na rede Casambi.

Figura 3. Esquemas de ligações dos perfis "DALI Push Button x8" (em cima) e "Push Button x2" (em baixo).
Através do link seguinte, pode-se consultar a lista de perfis completa, bem como a interface de utilizador na app e os esquemas de ligações associados a cada um dos perfis: https://www.olfer.com/olfer-cbu-da-1p.html
Ao longo deste artigo, foi possível ficar a saber que, graças ao dispositivo CBU-DA-1P podem-se oferecer soluções para um grande número de projetos, dado que permite controlar até 50 drivers DALI e que os perfis Casambi disponíveis englobam todas as possibilidades que se podem encontrar quando se fala de sistemas DALI (grupos, endereços curtos, DT6, DT8, RGB, TW, Dim to Warm, RGBW, XY…).
Por outro lado, também se podem ligar input devices DALI-2, como sensores e módulos de botões, para os transformar em dispositivos Casambi. Além disso, os perfis da Electrónica OLFER realizam uma autoconfiguração inicial deste tipo de dispositivos, para assegurar a sua compatibilidade com o utilizador de maneira transparente e sem necessidade de dispendiosas ferramentas externas para proceder à programação DALI.
Sem dúvida que o novo CBU-DA-1P é uma ferramenta útil e versátil a levar em consideração por qualquer integrador de soluções Casambi.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |






